Texturas de parede
Para inovar na decoração de casa ou de qualquer outro ambiente nem sempre é necessário que seja feita uma grande reforma, com muitos gastos e que dure dias. Pintar as paredes é uma ótima opção, somado a isso, desviar das tradicionais paredes lisas e optar por paredes texturizadas pode ser uma forma de alcançar essa inovação de modo simples e prático. Não é preciso colocar textura em todas as paredes do local, uma parede já é suficiente para destacar o efeito.
Paredes com textura valorizam tanto espaços internos, quanto a parte externa da casa, elas se adequam tanto ao jardim, quanto ao quarto com muita facilidade, devido às muitas possibilidades de texturas que podem ser aplicadas, conforme cada ambiente, cada estilo, personalidade e preferencias de quem um belo dia resolveu mudar.
A variedade de texturas tende a atender os diferentes gostos estéticos de decoração. As cores e os efeitos permitem que a criatividade seja colocada em prática. No mercado você encontra tintas que se assemelham a textura de diferentes materiais como: madeira, mármore, cimento, papel, entre outros, que podem ser uma opção para a texturização.
No entanto, também é possível aplicar a técnica com o uso de massa de textura. Essa massa contém uma espécie de pedrinhas finas que, com a ajuda da desempenadeira, forma os desenhos desejados. A granulação da massa de textura também pode mudar conforme o efeito que você quer, variando entre as finas e as mais grossas. Após a aplicação da massa é necessário esperar que a mesma seque por pelo menos 12h antes de pintar a parede, como acabamento.
O processo de texturização é feito em etapas. A princípio é importante que a parede esteja limpa no momento da aplicação da massa de textura, a limpeza pode ser feita com água potável e um pano, para remover a porosidade, no caso em que a parede precisou ser lixada ou para remover os resíduos do cotidiano que ficam nas paredes.
Após a limpeza é aplicado o fundo preparador e depois de três horas em média a massa de textura entra em ação, essa é a parte mais bacana, é quando você vai começar a desenhar a textura de parede escolhida. Para isso, você pode usar uma espátula ou rolos específicos para a textura. É importante ter paciência e cuidado nesse momento, pois apesar de ser uma técnica que não precisa ficar totalmente regular, o ideal é que fique harmônica.
É aconselhável forrar o chão, cobrir os móveis e isolar os batentes das portas, rodapés e molduras com fita crepe, essas são medidas simples que podem evitar transtornos e auxiliar na hora da faxina.
Os cinco tipos de texturas clássicas são: grafiato, chapiscado, ranhura, espatulado e riscado. Os materiais utilizados nessas texturizações são: massa de textura, tinta látex ou de sua preferência, fundo preparador, espátula, desempenadeira, mexedor, jornais, fita crepe e rolos de pintura. Todos esses materiais podem ser encontrados em nossas lojas, estamos dispostos e a espera para lhe atender e ajudar da melhor forma possível, sendo virtual ou pessoalmente.