Escolhendo as cores de tintas de parede para sua casa
Quais cores usar na pintura das paredes?
A escolha das cores para as paredes da sala, dos quartos, da cozinha é, na maioria das vezes, o ponto que causa mais dúvida nos moradores, uma vez que é uma das partes que fica mais exposta à observação e que mais influencia na sensação do ambiente, de modo a ser necessário entender a mudança que cada cor causa nas sensações.
Dessa forma, é imprescindível analisar a capacidade específica de cada coloração, para que passe o sentimento desejado aos residentes, logo, vamos entender as cores:
CORES NEUTRAS
- BRANCO
O branco transmite uma sensação de amplitude, por refletir mais a claridade no cômodo. Adicionado com detalhes com cores mais vibrantes.
- PRETO
Esta cor tem um grande peso emocional, visto que carrega uma sensação de seriedade e sobriedade. É usado em pequenos detalhes ou em conjunto com outras cores.
- CINZA
Não tem interferência nas emoções, é uma cor bastante usada com outras cores mais alegres.
CORES QUENTES
- AMARELO
O amarelo traz a sensação de calor, estimula e ilumina, de modo a elevar o ânimo. É ideal em áreas de alimentação, como cozinha e sala de jantar, pois estimula o apetite e em locais de estudo, por estimular as atividades intelectuais.
- LARANJA
É uma cor quente mais estimulante que o amarelo, por ser mais forte, proporciona vitalidade e dinamismo. Muito usada em locais de estudo e de trabalho.
- VERMELHO
É, também, uma cor quente, excitante, anima, traz confiança, força de vontade para a tomada de iniciativas. Por ser uma cor muito estimulante é usada em pequenas proporções, ou seja, em detalhes e objetos decorativos.
CORES FRIAS
- AZUL
O azul é causa a impressão de profundidade no ambiente, transmitindo paz e serenidade. É muito indicada para locais de descanso como nos quartos.
- VERDE
Esta cor está no ponto de equilíbrio entre claro e escuro cria a sensação de tranqüilidade, suavidade, por isso é usada em locais repouso e tranqüilos como quartos, sala de estar e escritórios.
- MARROM ODRE
É uma cor que traz concentração e sensação de sobriedade e de conforto, de maneira a ser útil em ambientes como bibliotecas e escritórios.
A disposição das cores é outro fator que muda, consideravelmente, o cômodo, de maneira que quando unidas perpendicular ou horizontalmente podem alterar a perspectiva: