Descubra os maiores erros na hora de pintar a parede

Há muitos vídeos na internet e programas de TV que mostram o antes e o depois da reforma de alguns ambientes, e isso, às vezes, estimula quem já está com aquela vontade de renovar um cômodo ou outro da casa. No entanto, durante a edição desses vídeos e programas algumas partes fundamentais do processo não são mostradas e talvez ao decidir se arriscar em um “faça você mesmo” pintando as paredes de casa, no entusiasmo de ver tudo pronto com a rapidez que se mostra nos programas você pode acabar cometendo alguns erros que podem ser evitados.

Mesmo que você vá pintar apenas uma parede, isso requer preparação. Limpar as paredes antes de pintar é aconselhável, forrar o chão, os móveis que estão próximos e isolar o rodapé com fita crepe pode evitar a danificação dessas coisas e facilitar a faxina no final.

Nesse processo é necessário entender as funções do fundo preparador e do selador, que são as substâncias que preparam as paredes para receber a tinta, para não usá-los de modo errado. O selador só pode ser utilizado em cima de paredes com reboco novo e firme, pois ele só age na aderência da tinta nesses casos. O fundo preparador, por sua vez, pode ser usado nessas e nas demais superfícies, inclusive em paredes de gesso e que estão descascadas. Então, caso na hora da compra ainda surja alguma dúvida sobre qual produto escolher, leve o fundo preparador que pode substituir o selador.

A escolha adequada dos materiais também faz diferença na hora de colocar a mão na tinta. O critério de decisão pela marca nem sempre funciona, pois uma mesma marca geralmente tem linhas que variam conforme a qualidade do produto. Outro ponto que deve ser observado é o tipo de material que você vai precisar. Por exemplo, há basicamente dois rolos de pintura: o branco de lã sintética ou natural e o amarelo de espuma, é preciso saber qual dos dois é o mais adequado para a superfície que será pintada e o tipo de tinta que será usada.

E por falar em tinta, essa é outra escolha que requer atenção. É fundamental saber decidir qual destes três tipos de tintas é o mais adequado para a tarefa, sendo eles: econômica, standard e premium. A linha econômica é adequada somente para ambientes internos. O seu rendimento não é um dos melhores, geralmente esse tipo de tinta é utilizado para reforçar a tonalidade de uma parede, ou seja, aplicar uma nova mão da mesma cor. A linha intermediária standard é indicada para pintar ambientes externos ou dar uma nova cor para a parede. Este tipo de tinta possui rendimento e cobertura melhores do que a linha econômica e preço mais acessível que a linha premium.

As tintas da linha premium têm alguns benefícios a mais, que condiz com seu preço, pois são laváveis, oferecem melhor qualidade de rendimento e cobertura, não possuem cheiro e podem ser anti-mofo. Além disso, é possível encontrar tintas desta categoria com diversos acabamentos, como semi-brilho, acetinado e fosco.

Por último, mas não menos importante e que talvez seja o fator que cause mais entusiasmo em quem está nessa empreitada da pintura é a escolha da cor, que pode gerar muita dúvida também. Para além da questão estética de tonalidades, que requer um certo cuidado quando a preferência são tons vibrantes, o alerta principal aqui vai no sentido da necessidade de se fazer testes de cor em uma área pequena da parede antes da decisão de pintura geral. Isso pode ajudar a visualizar como o ambiente vai ficar.

Devido a pandemia, as pessoas atualmente tendem a ficar mais tempo em casa, pintar as paredes pode ser uma opção para quem quer se sentir em um lugar diferente mesmo sem sair de casa.

Conte com nossos especialista para te ajudar em qualquer dúvida que surgir, fale direto pelo nosso whatsapp: 82 3201.6000

 

 

 


GALERIA